Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Postado originalmente por bugtec
    ACREDITO que esta parada nas ITB's é um "Desacelerador" e que você tem que desativa-los para não segurar o motor.
    Eles servem para segurar o fluxo na aceleração rápida, pois imagine estas borboletas abrindo totalmente na hora da saida da moto. Chão na certa!

    Abraço!
    Grande Paulo!
    Eu chamei de "aceleradores de fluxo" pois funcionam cmo venturis. Aumentam a velocidade do ar no local(a custa da diminuição de pressão no local), por gerar um estrangulamento.

    Concordo com você. Isso segura um pouco o fluxo de ar, justamente pra um motor 1000cc girador como o da R1 não fique totalmente chucro em acelerações rápidas a partir de baixa rotação.

    Acelerando parado, eles abrem de boa, liberando passagem de ar para os cilindros. Fico pensand se o mtor não ficaria áspero demais com eles todo travados. Mas farei o teste.


    Postado originalmente por Flosi_mfm
    Rafael, será que com a passagem do ar em velocidade atraves daqueles dois furos que tem no acelerador de fluxo não cria uma area de menor pressão do outro lado do diafragma forcando a sua abertura? nesse caso com a alteração no diametro desses furos será a depressão criada não fará com que o acelerador de fluxo abra mais???
    Flosi,
    Sim, é desse jeito que elas funcionam. O blow-by d óleo, que é be pequeno acho que só daria uma forcinha a mais, pois ele gera pressão positiva no outro lado do diafragma(não no que tem depressão causada pela presença desses ois furos).

    Acredito que, com o carro andando, o vácuo no coletor é maior d que acelerando ele parado, então deve abrir ainda mais esses "aceleradores de fluxo". Um dia boto uma webcam lá e fico vendo pelo note com o carro andando.


    Andei no carro agora denoite. Peguei um pouco de transito e tudo mais. O carro tá bem gordo, dá pra sentir pelo cheiro do escape. COmo disse, estou com o setup "primeira partida" e não mexi na VE table ainda. Quando voltar das festas, vou tirar uns pontos de toda a tabela e ver como fica. Achando um ponto legal, parto pro acerto fino.

    Com o carro quente ele perdeu força(mas ainda ficou melhor do que antes, com os cabos de vela montados errados por burrice minha), acho que é por causa do ponto. Tenho que ver isso com mais calma depois.

    Frio ele pega no estalo e mantem uma marcha lenta linda(um tikim alta), isso sem auador de marcha lenta.

    Em janeiro, deve entar uma sonda-lambda pra ajudar no acerto. Aí vai ficar legal.

    Forte abraço galera e boas festas a todos!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Algumas alterações!

      Ontem fui ligar o carro, e ele estava fraco... Mesmo com motor frio.
      Hoje, liguei o notebook na mega, dei partida e fui ver o problema. Meu map não tá instalado, então o "relógio" do MAP na mega fica variando. Conforme aumenta, muda a linhad a tabela VE(de eficiencia volumétrica, que é de pressão no coletor x rpm) logo altera o quanto de combustível deve ser injetado. Funciona de maneira parecida na tabela de ponto de ignição também(que é de pressão no coletor x rpm).

      Então, mudei o modo de "speed density"(que usa o map e sensor de temp. do ar para calcular a massa de ar que foi pra dentro do motor, junto com o TPS, por "Alpha-N". Esse modo é parecido com as HIS mais ismples. Determina uma quantidade de combustível a ser injetada para uma determinada rotação. Tudo tabelado. É bem "de rosca", como já disse, mas por enquanto é o que tenho.

      Dei uma mexida no mapa, emagreci bem ele(o cheio de gasolina no escape tava forte), Ficou legal. Dei uma voltinha com o carro. De terceira pegou 100km/h(no painel, com o carbura pegava uns 80~90km/h). Notei um ganho de desempenho legal e na sensibilidade ao toque no pedal(acredito que pelo tamnho das borboletas). Quando cheguei em casa, liguei o notebook, e o óleo estava a 99ºC. Legal! Mas sei que foi uma voltinah relativamente curta.

      Contudo, ao acelerar rápido, ele dá uma leve falhada antes de limpar, então na saída do semáforo tenho que ficar esperto, pois dependendo da falhada, o motor pode chegar a morrer.

      Depois da volta, fui ver a patroa, jantei e tudo mais. Na hora de ligar o carro, não estava dando partida. Liguei o notebook, botei um mapa anterior(mais gordo, principalmente no "Prime Pulse"), o carro pegou, levei a patroa em casa e voltei, sem sustos.

      É isso. Estou procurando algum lugar em goiânia(perto da minha casa) onde posso levar meu escape pra soldar a porca da sonda Lambda. Aí dá pra usar a wide do meu irmão, para acerto, o que facilitará minha vida.

      Próximos Upgrades, montar o MAP, passar a mangueira de vácuo, voltar ao modo "speed density", com a wide funcionando e fazer um acerto decente. Mas isso vai demorar um pouco ainda.

      Forte abraço galera!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Celão,

        Legal cara. Valeu pela informação. Estou usando a bomba que sai nos Palios e Unos.

        Galera,

        Boa notícia! O carro funcionou hoje! Dei uma volinha no beco aqui atrás de casa. Tá um pouco sem força para arrancar, mas não engaga. Só demora pra subir o giro. Com o carro parado, o giro sobe melhor.

        Ainda tive problemas com o cabo do acelerador. passei pelo lugar original, com um ocnduíte(passando por dentro da capela e tudo), fazendo uma volta e indo pra tbi. Faz uma curva bem aberta. Só que as molas da tb não estão voltando por combpleto a borboleta. Adicionei uma mola, que canibalizei da minha solex H30pic. O pedal tá meio duro, mas tubo bem.

        Enfim, o carro ainda tá meio quadrado. Com o tempo, vamos lapidando no acerto.

        Forte abraço, pessoal!

        parabéns rafael, estava acompanhando seu projeto desde o início e fico feliz com o resultado.

        assim que possivel posta um filme pra gente babar no seu projeto!!!

        um abraço.
        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
        miura 1979...................60% loading
        fusca 1977...................aguardando na fila
        sp2 1973.....................aguardando na fila
        Puma 1971...................aguardando na fila
        bianco 1977.................aguardando na fila
        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Postado originalmente por charles.marchi
          parabéns rafael, estava acompanhando seu projeto desde o início e fico feliz com o resultado.

          assim que possivel posta um filme pra gente babar no seu projeto!!!

          um abraço.
          Fala Charles!

          Obrigado pela força, mas ainda falta muito pro projeto ficar legal.

          Estou insatisfeito com os seguintes pontos:
          1) Acionamento das borboletas (tem horas que as borboletas não voltam completamente, ficando meio abertas, o que dá uma "marcha lenta" nem tão lenta assim.)
          2) Acerto da injeção.
          3) Partida à frio (essa está meio sentimental... Tem que colocar um "golinho" de gasolina nas borboletas para dar a partida. Quando ele pega, a mega segura ele sem morrer.)

          Comprei porcas para sonda lambda. Segunda cedo vou tirar o escape do carro e levar para soldar a porca no escape. Assim dará pra colocar uma lambda e fazer um acerto decente. Galera, alguma sugestão de onde colocar a sonda lambda no escape original??? Pensei em colocar do lado do silenciador....

          Falta resolver o acionamento.... E isso está me fazendo pensar em mudar o setup da minha injeção, mas isso é coisa pro futuro distante.

          Abraço e valeu pela força, Charles!

          PS: Ah, assim que possível farei um vídeo pr galera sim, pode deixar!
          Last edited by Rafael_MO; 09-01-2011, 12:44 AM.
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Rafael,

            No escape original é um problema porque ele tem que ficar o mais perto possível da saida dos gases, para pegá-los ainda bem quentes.
            Eu tenho uma teoria com relação a isso e me corrijam se estiver errado, o gás quente é necessário se você for usar uma sonda sem aquecimento. Como vai usar de banda larga, coloca no meio da marmita.
            2276 FK8 .

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Nunca próximo a saída (leitura errada de mistura pobre) Nunca próximo a emendas (mesmo motivo) O mais próximo das junções dos coletores (quando se transformam de 4 pra 1 ou de 2 pra 1) antes do silêncioso ou abafador, que acabam dissipando um pouco o calor. (quanto mais quente melhor)
              Abs.
              No final tudo dá certo!
              Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Luiz,

                Montar no meio da marmita (seta verde, na figura em anexo) complica um pouco, pois uso aquela lata que fica na frente da polia.

                Rick,

                Valeu pelas dicas!

                Pensei em montar na posição da seta vermelha, marcada na figura em anexo. Por favor, vejam, palpitem e sujiram novos lcais para colocar a lambda.

                Forte abraço.
                Arquivos Anexos
                Last edited by Rafael_MO; 09-01-2011, 11:04 PM.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Rafael, não parece o ideal não, a leitura será dos dois cilindros do banco esquerdo. O ideal é instalar um 4 em 1 e ler na junção. Ainda mais se voce for utiliuzar a sonda como sensor de entrada principal. Na minha opinião você já tem um problema com os seus "aceleradores de fluxo" para acertar seus mapas ( se baseados no TPS) e sua melhor solução de acerto sem sombra de dúvidas seria closed loop ou speed density.
                  Abraços!
                  No final tudo dá certo!
                  Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Postado originalmente por RickRock
                    Rafael, não parece o ideal não, a leitura será dos dois cilindros do banco esquerdo. O ideal é instalar um 4 em 1 e ler na junção. Ainda mais se voce for utiliuzar a sonda como sensor de entrada principal. Na minha opinião você já tem um problema com os seus "aceleradores de fluxo" para acertar seus mapas ( se baseados no TPS) e sua melhor solução de acerto sem sombra de dúvidas seria closed loop ou speed density.
                    Abraços!
                    Grande Rick, tudo joia?

                    Infelizmente, não tenho um 4x1 e nem como adquirir um desses agora. Futuramente virá sim e com a sonda onde se deve, na junção. Por enquanto, vou ter que caçar com gato mesmo, logo estou fortemente inclinado a colocar a sonda na posição da seta vermelha, pois poderei pegar gases dos cilindros #3 e #4, sem que a sonda fique excessivamente longe das válvulas de escape. Amanhã vou deitar embaixo do carro e ver melhor outras posições para a sonda.

                    Se tudo der certo, amanhã já coloco o MAP pra funcionar, aí vou partir para speed density sim. Estou rodando em "Alpha-N" apenas por enquanto(quando não instalo o MAP). Com certeza assim terei um acerto bacana, junto com a lambda para me dar alguns parâmetros.

                    Tendo novidades, posto aqui.

                    Forte abraço!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      pô rafael, vc tem que ficar feliz cara, teu projeto já tá andando!!! os meus estão todos parados

                      vc está na melhor fase do projeto que é a fase dos acertos finais, é a hora em que a gente vê a coisa acontecer!!!

                      tenho certeza que com tempo e um pouco de paciência vc vai acertar o fusca.

                      só pensei que vc fosse usar os dois conjuntos de tbi como se fossem webers, com coletores duplos.

                      vai seguir nessa configuração inicial pois teu motor tá original e depois vai partir pra dupla ou a intenção era ficar de simples mesmo?

                      abraço e sucesso.

                      PS: tô meio sumido mas quando tenho tempo leio o fórum pra me atualizar.

                      abraços
                      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                      miura 1979...................60% loading
                      fusca 1977...................aguardando na fila
                      sp2 1973.....................aguardando na fila
                      Puma 1971...................aguardando na fila
                      bianco 1977.................aguardando na fila
                      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Postado originalmente por charles.marchi
                        pô rafael, vc tem que ficar feliz cara, teu projeto já tá andando!!! os meus estão todos parados

                        vc está na melhor fase do projeto que é a fase dos acertos finais, é a hora em que a gente vê a coisa acontecer!!!

                        tenho certeza que com tempo e um pouco de paciência vc vai acertar o fusca.

                        só pensei que vc fosse usar os dois conjuntos de tbi como se fossem webers, com coletores duplos.

                        vai seguir nessa configuração inicial pois teu motor tá original e depois vai partir pra dupla ou a intenção era ficar de simples mesmo?

                        abraço e sucesso.

                        PS: tô meio sumido mas quando tenho tempo leio o fórum pra me atualizar.

                        abraços
                        Grande Charles!

                        Então, é a fase de acertos, mas como disse, tem uma ou outra coisa que não ficaram 100% como eu queria, mas paciência, ne? Com tempo vou corrigindo também.

                        As outras duas tbis eu vendi pro meu irmão. Montei as minhas duas no centro, para simplificar mesmo a montagem, fazer com que o carro andasse logo(pois já estava demorando para sair do papel).

                        Estou pensando em uma alteração de setup, usando mais peças originais do Fusca, para simplificar ainda mais, e eliminar alguns probleminhas. Mas é coisa para o futuro.... Quando tiver algo mais encaminhado, comento com a galera.

                        Forte abraço meu amigo!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Rafael,
                          Pelo fato de voce estar utilizando as tbis no centro, teoricamente a mistura ar combustível vai chegar relativamente igual nos 4 cilindros, então não vejo problema de ler próximo ao 3 e 4. Vai fundo amigão!
                          No final tudo dá certo!
                          Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Postado originalmente por RickRock
                            Rafael,
                            Pelo fato de voce estar utilizando as tbis no centro, teoricamente a mistura ar combustível vai chegar relativamente igual nos 4 cilindros, então não vejo problema de ler próximo ao 3 e 4. Vai fundo amigão!
                            Obrigado pelas dicas, Rick!

                            Ainda não soldei a porca no escape. Não consegui quem faça aqui perto de casa. Sábado eu tiro o escape e vou com meu irmão até algum lugar que faça esse serviço.

                            Não decidi onde ficará também...Estou pensando e perdendo meu sono com isso! hahaha

                            Forte abraço pessoal!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Bom, não se esqueça de apontar o chicote da sonda, por onde voce vai passá-lo, etc, pois isso pode influenciar no posicionamento dela , uma vêz que Wide Band não se deve emendar!
                              Abraços.
                              No final tudo dá certo!
                              Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Postado originalmente por RickRock
                                Bom, não se esqueça de apontar o chicote da sonda, por onde voce vai passá-lo, etc, pois isso pode influenciar no posicionamento dela , uma vêz que Wide Band não se deve emendar!
                                Abraços.
                                Rick,

                                Dica anotada!

                                passei os cabos com bastante sobra para a sonda. Foi assim com todos os sensores. Montei tudo no lugar, meu irmão pasou os conduítes, cortou os cabos na medida necessária, colocou os conectores e os plugou.

                                Os fios de lambda e do sensor de temperatura de ar estão passados junto com o chicote, só que soltos, para seguir o mesmo padrão.

                                Forte abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X