Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Postado originalmente por marcos22
    rafael ;

    vai fundir o coletor em aluminio ou ferro fundido ?

    vai de aluminio que é bem melhor .

    abrir o coletor de ferro fundido para 40 mm sem chance .. a parede ja é lá essas coisas , se abrir vira uma casca de ovo .

    ja viu a interferencia que a tampa preta plastica vai ter no cofre do motor do fusca ? ali é meio apertado .

    apesar de apertado ,eu ficaria com a posição dos bicos nº 02 . tudo depende do tamanho da flauta .

    abraço .
    Marcos,

    Claro que a idéia é fundir alumínio! Tenho nenhum alto-forno disponível por aqui não! hehehehe

    Colocar os bicos na posição ficaria muito apertado o espaço para o conector, e complicaria numa possível manutenção... Vou ver pensar mais um pouco sobre isso!

    Fiz umas medições no Fusca do meu pai(carroceria do começo da década de 70, acho....e ficou meio apertado...). Alguém aí teria um Fusca 80 e poucos ou Itamar para tirar uma medida? Basta medir do ponto mais largo da capela com radiador deslocado(aquele que fica logo a cima do parafuso de fixação da capela) até a lateral do cofre do motor. Só para ter certeza. Acho que as carrocerias mais modernas são um pouco mais largas nessa região.

    Postado originalmente por gutocesa
    Rafael, o que você quer fazer com entrada 40 mm, já existe pronto, quer com os bicos tanto pelo lado interno quanto externo do coletor e em alumínio.
    Vai ganhar tempo precioso, além de que se quiser ainda já pega eles prontos já com a fixação de seus corpos e é só fornecer o desenho de como quer.

    A foto em anexo é só você ver, mas as modificações que quiseres dá pra ver direto com o fabricante destes coletores!
    Guto,

    Muito bem lembrado! Tenho que ver o quanto essa praticidade irá me custar. hehehhe

    Mas sou meio maluco, gosto de botar a mão na massa e fazer as coisas. Mas antes de tudo, vou conferir esses coletores que você me indicou. Realmente, fica tudo muito mais fácil!

    Alguém sabe me dizer se eles mantém as borboletas na posição das borboletas da Solex, ou se mudam elas mais para o lado? Se alargar muito, terei problemas..

    Abraço a todos!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Postado originalmente por gutocesa
      Rafael, o que você quer fazer com entrada 40 mm, já existe pronto, quer com os bicos tanto pelo lado interno quanto externo do coletor e em alumínio.
      Vai ganhar tempo precioso, além de que se quiser ainda já pega eles prontos já com a fixação de seus corpos e é só fornecer o desenho de como quer.

      A foto em anexo é só você ver, mas as modificações que quiseres dá pra ver direto com o fabricante destes coletores!
      Não adianta, guto!
      Esse ABESTALHADO não gosta de andar em linha reta! Pra que? Com ele tem de ser no hard mode!
      kkkkkkkkkkkkkkk

      Oh, vê com o bugtec (que tá loooonge essas horas...). Ele comprou os coletores direto no fabri. Me disse o preço na época, mas n lembro... =/

      Ah, o fabigode tb pegou os coletores do homi...
      2100 aspro

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Postado originalmente por gutocesa
        Rafael, o que você quer fazer com entrada 40 mm, já existe pronto, quer com os bicos tanto pelo lado interno quanto externo do coletor e em alumínio.
        Vai ganhar tempo precioso, além de que se quiser ainda já pega eles prontos já com a fixação de seus corpos e é só fornecer o desenho de como quer.

        A foto em anexo é só você ver, mas as modificações que quiseres dá pra ver direto com o fabricante destes coletores!

        E aonde o espirito DIY fica?
        Fusca 85 1600 Alcool Original

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Postado originalmente por julio.g5
          E aonde o espirito DIY fica?

          pois é ..
          além do preço um pouco salgado que desanima , tem a vontade de vc mesmo fazer e ver o esquema funcionando depois .. isso é bom dmaiss..

          Do it yourself !

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


          VW BRASILIA 1.600 AR.
          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Postado originalmente por FILIPE A
            Não adianta, guto!
            Esse ABESTALHADO não gosta de andar em linha reta! Pra que? Com ele tem de ser no hard mode!
            kkkkkkkkkkkkkkk

            Oh, vê com o bugtec (que tá loooonge essas horas...). Ele comprou os coletores direto no fabri. Me disse o preço na época, mas n lembro... =/

            Ah, o fabigode tb pegou os coletores do homi...
            Êh Bahia, tú é um palhaço mesmo! hahaaa

            Mas sim, gosto da maneira hard Core de se fazer certas coisas. hahahhaha.
            Uso isso como um aprendizado e diversão.

            Obrigado pela sugestão de todos! Vou tentar ver por quando consigo um par de coletores desses do Fabir Power. Dependendo do preço, uso eles mesmo e pronto, um problema a menos a ser resolvido.

            Lembrando que estou aberto a sugestões pessoal. Vamos lá, dêem seus pitacos!

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Rafael,
              Você sabe qual é o diametro interno dos coletores da Kombi injetada?
              Abs.,
              Ricardo
              No final tudo dá certo!
              Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Rafael,

                Esse dispositivo chamado "acelerador de fluxo" também existe nos carburadores SU, Hitashi e da maioria das motos. Nos carburadores esse dispositivo é chamado de obturador e tem a função de aumentar ou não a restrição formando uma espécie de venturi variável. Isso mantem a velocidade de admissão a máxima possível ou seja ele "acelera o fluxo" ao máximo. Acredito que essa solução, conjugada com a injeção, traz uma solução muito interessante, pois a injeção convencional não costuma trabalhar com um parâmetro de velocidade do ar constante. Acredito (minha opinião) que vai gerar muito torque e conciliar com potência. O sonho de consumo quando se fala em injeção, pois hoje já se fala em coletores de admissão variável justamente para suprir essa necessidade. Por que incrível que pareça, não é exclusivamente a borboleta de 40mm que vai beneficiar a aspiração e sim a soma desta com o acelerador de fluxo, pois com essa configuração trabalha bem a cada vez que você acelerar o enchimento o acelerador de fluxo só vai abrir à medida que o motor for capaz de aspirar a quantidade proporcional ao vácuo produzido nos coletores. Não sei como a injeção vai ler isso, pois sou totalmente analfabeto quando se trata de IE, mas a solução mecânica nessas TBIs é das mais bem elaboradas.

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Falei, falei, falei e acabei esquecendo: tenho certeza de que vai ficar show, muito bom. E para que a semelhante não fique só na teoria veja só:

                  O copo, e o obturador. O princípio de funcionamento é o mesmo: pressão positiva. A diferença reside no tipo de acionamento no seu caso é por membrana e no meu caso usa-se uma mola

                  https://www.facebook.com/photo.php?f...type=3&theater

                  E aqui estão os dois orifício que servem para geração de vácuo

                  https://www.facebook.com/photo.php?f...type=3&theater

                  Qualquer semelhança não é mera coincidência hehehehe
                  Last edited by casantosef; 28-06-2013, 08:23 PM.

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Rafael,

                    Me diz uma coisa: você chegou a fazer os furos no corpo das TBIs para utilizar o niple ligando ao coletor de admissão? Se já fez tudo bem, mas se ainda não, experimente usá-los da forma como vieram, pois a pressão positiva neste caso é obtida pela diferença entre o orifício da entrada do filtro e parte interna próxima à ponte (região onde o "acelerador de fluxo" toca quando não está funcionando). Aqueles dois furos daquela peça servem para extrair o ar de dentro da região atrás do sinal de vácuo produzido pela restrição. Se somarmos a pressão positiva de entrada com o sentido inverso da pressão negativa, você vai perceber que não há necessidade de furar e ligar nada ao coletor de admissão. Desculpe não poder explicar melhor, pois estou com uma dificuldade absurda para postar fotos. Por incrível que pareça o sistema é muito parecido e comecei a estudar essas TBI e cheguei a conclusão que essa parte o funcionamento é idêntico mudando apenas as dimensões, desenhos, materiais envolvidos e a intensidade do sinal de vácuo. Estou gostando muito da qualidade de seu trabalho e seu empenho. Muito dez.
                    Last edited by casantosef; 29-06-2013, 05:19 PM.

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Postado originalmente por casantosef Ver Post
                      Rafael,

                      Me diz uma coisa: você chegou a fazer os furos no corpo das TBIs para utilizar o niple ligando ao coletor de admissão? Se já fez tudo bem, mas se ainda não, experimente usá-los da forma como vieram, pois a pressão positiva neste caso é obtida pela diferença entre o orifício da entrada do filtro e parte interna próxima à ponte (região onde o "acelerador de fluxo" toca quando não está funcionando). Aqueles dois furos daquela peça servem para extrair o ar de dentro da região atrás do sinal de vácuo produzido pela restrição. Se somarmos a pressão positiva de entrada com o sentido inverso da pressão negativa, você vai perceber que não há necessidade de furar e ligar nada ao coletor de admissão. Desculpe não poder explicar melhor, pois estou com uma dificuldade absurda para postar fotos. Por incrível que pareça o sistema é muito parecido e comecei a estudar essas TBI e cheguei a conclusão que essa parte o funcionamento é idêntico mudando apenas as dimensões, desenhos, materiais envolvidos e a intensidade do sinal de vácuo. Estou gostando muito da qualidade de seu trabalho e seu empenho. Muito dez.
                      Casantosef,

                      Obrigado por dar uma olhada no meu tópico!

                      Sim, os sistemas são bem parecidos, mudando apenas a geometria e materiais de uns componentes. No meu, o obturador("embolo)" é feito de plástico e usa uma membrana de borracha para correta vedação. No seu, o obturador é de alumínio, e veda no "cilindro" pela folga de montagem.

                      Como eu disse no post numero #208 aqui:http://www.fusca4ever.com.br/showthr...521#post107521 o funcionamento do meu combina o efeito da pressão negativa(gerada pelo fluxo ao passar pelo obturador), e pela pressão positiva(vindo do blow-by do motor, ou seja, da ventilação do cárter). Ambas, em conjunto, tem por função abrir o obturador, conforme o regime de rotação do motor.

                      Eu não modifiquei em nada minhas TBis. E nem pretendo. Funcionei o carro com as duas e não liguei a linha do blow by nelas. Conforme eu acelerava, era visível o funcionamento dos "aceleradores de fluxo"(obturadores). Não abriram totalmente, mas isso se deve a outros fatores(como coletor muito longo, que causa grande perda de carga, e etc).

                      Estou voltando na ideia de montar em coletores de injeção para corpos simples de 40mm(fabricados pela Fabri Power, semelhantes aos coletores para Solex 40 que vendiam nos kits da Puma) e montar essas TBis com o auxílio de uma flange. Creio que assim, e ligando a linha de blow-by, não terei problemas.

                      Agora, a injeção também me preocupa. Basicamente, existem dois métodos que a injeção pode usar para calcular a quantidade de ar que está entrando no motor(e por consequência, a quantidade de combustível a ser injetado):
                      1) Baseando no TPS: é o método mais "arcaico", baseando no quanto a borboleta está sendo aberta;
                      2) Baseando no MAP: é o método mais refinado, baseado na pressão no coletor de admissão.

                      No primeiro método, creio que seria mais fácil de funcionar legal, sendo que o efeito da abertura do obturador estaria relacionado(não de maneira linear, claro) a abertura da borboleta. O problema é que nem sempre se consegue um acerto mais fino usando esse método.

                      No segundo método, não sei como ficaria a leitura do sensor de pressão(MAP) durante o funcionamento do sistema. Teria que testar para ver.

                      Abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Opa, e ai Rafael, você serviu de inspiração pra mim cara! rsrs
                        To montando um motor com as tbis da Suzuki Bandit 650, são em pares, vai ficar parecido com weber IDF.
                        Semana que vem vou pra Maringá fabricar os coletores e umas roldanas pra por no eixo e os coletores. Vou emprestar do Saulo aqueles coletores do kit da PRT dele que veio com defeito e levar junto pra servir de modelo.
                        No meu caso, to montando um 78,4 X 86,6. Isso com um VZ15 e valvulas 40x32. Serão quatro borboletas de 36mm, o meu medo é de o vácuo na lenta ficar muito baixo e eu não ter uma leitura correta do map por causa do tamanho das borboletas, por isso não comprei borboletas maiores de 40mm por exemplo. Essas da Bandit são bem compactas e tem alojamento do bico na tbi, com flauta e tudo. Os bicos originais são Bosch, parecem o do Astra flex, mas ainda não confirmei se serve com a flauta original das tbis.
                        Abraço
                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                        Estevão Consalter Junior

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Só por causa desse projeto do Rafael eu praticamente já li o manual inteiro da Mega. Fique extremamente empolgado com a ideia do uso dessas TBIs.

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Olha, até hoje não vi tbi de carro tão bem feita. As minhas não tem esse acelerador de fluxo, e as borboletas do afogador eu tirei tudo.
                            Se quiserem acreditar, eu paguei 250 nessas tbis, com bicos, flautas e frete, mas sem o TPS, sem o MAP. O TPS é fácil facil de adaptar, e o map é só por um. De graça...
                            Daqui uns dias vou pra Maringá/Pr num cara que fabrica tbis billet, ele vai fabricar as polias que vão no eixo pra eu fazer o acionamento e ja vou aproveitar e ver se ele fabrica os coletores pra mim. Talvez da até pra por os bicos no pé do coletor, depende da habilidade do cara lá... Quando o serviço estiver feito eu volto aqui pra postar umas fotos. Acho que a fabricação dos coletores é a parte mais complexa da adaptação, e o acionamento tmm... Por isso ja vou lá pra fabricar o acionamento e os coletores.
                            Se o cara conseguir imitar um coletor IDF injetado pra fusca em aluminio nas medidas das minhas tbis vai ser ótimo, e ainda vai ajudar muita gente aqui que tem projetos semelhantes e esbarram nas mesmas limitações.
                            Abraço a todos
                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                            Estevão Consalter Junior

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Postado originalmente por estevaofsa Ver Post
                              Opa, e ai Rafael, você serviu de inspiração pra mim cara! rsrs
                              To montando um motor com as tbis da Suzuki Bandit 650, são em pares, vai ficar parecido com weber IDF.
                              Semana que vem vou pra Maringá fabricar os coletores e umas roldanas pra por no eixo e os coletores. Vou emprestar do Saulo aqueles coletores do kit da PRT dele que veio com defeito e levar junto pra servir de modelo.
                              No meu caso, to montando um 78,4 X 86,6. Isso com um VZ15 e valvulas 40x32. Serão quatro borboletas de 36mm, o meu medo é de o vácuo na lenta ficar muito baixo e eu não ter uma leitura correta do map por causa do tamanho das borboletas, por isso não comprei borboletas maiores de 40mm por exemplo. Essas da Bandit são bem compactas e tem alojamento do bico na tbi, com flauta e tudo. Os bicos originais são Bosch, parecem o do Astra flex, mas ainda não confirmei se serve com a flauta original das tbis.
                              Abraço
                              Estevão,

                              Concordo contigo. Até hoje não vi tbis tão bem feitas quanto essas de moto. A qualidade e o acabamento são impecáveis. E o preço não e ruim mesmo não!

                              E torço muito pelo seu projeto! Com certeza irá ficar muito interessante. Pelo tamanho de suas borboletas, creio que não terá problemas de vácuo em marcha lenta. Mas só montando pra ter certeza.

                              No meu caso, irei usar só duas borboletas de 40mm. Uma por cabeçote.



                              Casantosef,

                              Que bom que se empolgou com o projeto! Espero dar continuidade nele assim que possível. quero muito ver esse sistema dando certo!

                              O legal do sistema dessas tbis é que, pelo fato do mecanismo de "variação do venturi" ser leve e de baixo atrito, ele terá uma resposta muito rápida.

                              Alguma dica, crítica ou observação sobre esse projeto "maluco"?

                              Abraço a todos!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Rafael,

                                Critica? Observação? De forma alguma, pois sou leigo em IE e a essa altura do campeonato dar uma opinião seria muita pretensão. Citei algo anteriormente por ficar fascinado pelo sistema de secção variável e sua semelhança impressionante com o SU. Acredito que, assim como todos os projetos, os testes são necessários e nos ensinam bastante. Li cada post torcendo muito para dar certo logo de primeira e dessa forma lia a condução do projeto do início até o "fim" e ainda espero a correção das falhas para a readequação do projeto. Ainda farei uma releitura em busca de alguma coisa que "passou" desapercebida, pois para mim o projeto parecia impecável. Para falar a verdade, custa-me a acreditar que os coletores ficaram inadequados.
                                Aliás, terminei a postagem de fotos expondo as peças e os princípios de funcionamento daquele carburador e irei abrir um tópico mostrando as duas adaptações: simples e dupla. Mas antes de fazê-lo espero sua opinião acerca do resultado.
                                Muita sorte e um abraço

                                Comment

                                Working...
                                X