Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Postado originalmente por FILIPE A
    Gambitech detected :P

    Vai que vai ficar baum!!
    E o resto do esquema? Comando e talz, vai ficar pra depois ou vai baixar o motor todo de vez? E a sonda, resolveu como vai fazer com ela?
    Hahahhaa
    Gambi-Hi-Tech, por favor! hahahahhaha

    Era pra ser um coletor todo novo. as o tempo tava corrido quando o fiz(no ultimo feriado) e tive que apelar pra essa adaptação. Pintei ele de preto fosco. Ficou legal.

    A idéia é inetar agor, pra parar de ter problemas e preocupações como tenho com o carburador, e só. O Orçamento não permite a instalação do comando(logo, não baixarei o motor) ou outras coisinhas que quero. Logo, ficará pra depois, junto com um upgrade de injeção. Até porque só dois desses bicos nçao alimentarão direito o motor.

    A sonda ainda é um mistério...Vou tirar o escape depois e ver onde coloco. Como tenho limitações quanto o escape(que nã opode passar por baixo da saia trazeira(senão o escape fica na rua e meu carro sobre a rampa da garagem daqui de casa), e de orçamento, vou ter que me virar pr um tempo com o original

    Bem, é isso. Deixa eu ir, pq o dia é longo.

    Abraço a todos.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Rafael, meu amigo,

      Andei afastado do forum e quendo volto... que reviravolta no projeto...

      Quer dizer que as TBI's n~so couberam nas laterais, é? Grandinhas as danadas hein?

      Agora veja, não sei se entendí direito, mas me parece que vc tem os coletores da dupla carburação, certo? Então, também tive um problema de espaço semelhante ao colocar a TBI monoponto no coletor de carburação central, batia na capela como é o seu caso, minha solução por aqui foi prolongar a flange de forma que a parte da TBI que não cabia ficou para cima da capela.

      Minha idéia/sugestão seria fezer essa flange prolongamento nos coletores de dupla carburação, podendo, dessa forma vc, pelo menos se manter mais próximo da idéia original e diminuir o caminho percorrido pela mistura até os cilindros.

      Bem, cê sabe, foi só uma idéia...

      Abs.

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Muito bom cara!!!

        E a flauta de combustível? Dá para usar a que veio com a TBI, ou vai ter que fazer?

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Muuuuuuuuito bom Rafael

          Show de bola, bom que assim o acionamento fica uma baba

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Postado originalmente por celojr
            Rafael, meu amigo,

            Andei afastado do forum e quendo volto... que reviravolta no projeto...

            Quer dizer que as TBI's n~so couberam nas laterais, é? Grandinhas as danadas hein?

            Agora veja, não sei se entendí direito, mas me parece que vc tem os coletores da dupla carburação, certo? Então, também tive um problema de espaço semelhante ao colocar a TBI monoponto no coletor de carburação central, batia na capela como é o seu caso, minha solução por aqui foi prolongar a flange de forma que a parte da TBI que não cabia ficou para cima da capela.

            Minha idéia/sugestão seria fezer essa flange prolongamento nos coletores de dupla carburação, podendo, dessa forma vc, pelo menos se manter mais próximo da idéia original e diminuir o caminho percorrido pela mistura até os cilindros.

            Bem, cê sabe, foi só uma idéia...

            Abs.
            Fala Celão!

            É, as coias mudaram um pouco de rumo! hahahhaa

            Optei esse setup atual por praticidade(simplicidade no acionamento, eliminação da necessidade de equalização das duas tbis, e simplificação da linha de combustível, pois terei só uma flauta).

            Hoje, onde estou, não tenho como fazer essa flange cmo você comenta, infelizmente.

            Postado originalmente por Guga Pedrosa
            Muito bom cara!!!

            E a flauta de combustível? Dá para usar a que veio com a TBI, ou vai ter que fazer?
            Fala Guga,

            Usarei a flauta da R1 sim, cortada ao meio. A parque que usarei já tem o conectoor macho de engate rápido, para entrada de combustível. Terei que fechar a ponta cortada, coisa simples, e usar engate rápido na mangueira.

            Pretendo utilizar engate rápido na linha de combustível inteira.

            Postado originalmente por Museu
            Muuuuuuuuito bom Rafael

            Show de bola, bom que assim o acionamento fica uma baba
            Grande Museu!

            Pois é, a questão do acionamento foi uma das principais preocupações minhas... Vou usar até o suporte original do cabo da R1! hahahaa

            Vou usar cabo de Kombi(aquele que o terminal deve ser prensado no cabo), preso com um safra-onça(retirado do solex 30 PIC, que ficará encaixado na roldana original da R1).


            Sobre o projeto, hoje fiquei enrolado, procurando quem faz o serviço no tanque, para instalar bomba interna. Depois de um dia inteiro de peleja, consegui quem fizesse o serviço. Pego amanhã depois do almoço.

            Amanhã é cmprar mangueiras, conectores, filtro, e mais alguma coisinhas, pra poder começar a instalação.

            Falando nisso, alguem sabe a rosca do sensor de temperatura do óleo(nos gols Ap, é o sensor de temperatura da água) MTE 4053?

            Assim que tiver mais novidades, vou posrando aqui.

            Forte abraço, galera!
            Last edited by Rafael_MO; 14-12-2010, 06:44 PM.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Fala Celão!

              É, as coias mudaram um pouco de rumo! hahahhaa

              Optei esse setup atual por praticidade(simplicidade no acionamento, eliminação da necessidade de equalização das duas tbis, e simplificação da linha de combustível, pois terei só uma flauta).

              Hoje, onde estou, não tenho como fazer essa flange cmo você comenta, infelizmente.

              Forte abraço, galera!
              Entendí,

              Sei como é isso, então senta a pua aí que estou na torcida aqui...

              Além do mais, depois vc faz outro up para TBI dupla, quiçá quadrupla, com comandin e tal... assim como eu estou fazendo por aqui.

              Você deve estar doido para ouvir esse motor roncando hein?

              Boa sorte com o tanque de combustível.

              vamo que vamo!!!!!!!!!!!!!!!!!!... eu já estava com saudade disso...hehehe



              Abração pra ti brow

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Postado originalmente por celojr
                Entendí,

                Sei como é isso, então senta a pua aí que estou na torcida aqui...

                Além do mais, depois vc faz outro up para TBI dupla, quiçá quadrupla, com comandin e tal... assim como eu estou fazendo por aqui.

                Você deve estar doido para ouvir esse motor roncando hein?

                Boa sorte com o tanque de combustível.

                vamo que vamo!!!!!!!!!!!!!!!!!!... eu já estava com saudade disso...hehehe



                Abração pra ti brow
                Grande Celão!

                Pois é. Upgrades estão previstos, para daqui a muito tempo, ond entra um w110 na brincadeira. Mas agora minha prioridade é montar a injeção e curtir o carro.

                Tô com ele parado a um dia..putz...Ruim demais..:s

                Forte abraço!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Fala Celão!

                  É, as coias mudaram um pouco de rumo! hahahhaa

                  Optei esse setup atual por praticidade(simplicidade no acionamento, eliminação da necessidade de equalização das duas tbis, e simplificação da linha de combustível, pois terei só uma flauta).

                  Hoje, onde estou, não tenho como fazer essa flange cmo você comenta, infelizmente.



                  Fala Guga,

                  Usarei a flauta da R1 sim, cortada ao meio. A parque que usarei já tem o conectoor macho de engate rápido, para entrada de combustível. Terei que fechar a ponta cortada, coisa simples, e usar engate rápido na mangueira.

                  Pretendo utilizar engate rápido na linha de combustível inteira.



                  Grande Museu!

                  Pois é, a questão do acionamento foi uma das principais preocupações minhas... Vou usar até o suporte original do cabo da R1! hahahaa

                  Vou usar cabo de Kombi(aquele que o terminal deve ser prensado no cabo), preso com um safra-onça(retirado do solex 30 PIC, que ficará encaixado na roldana original da R1).


                  Sobre o projeto, hoje fiquei enrolado, procurando quem faz o serviço no tanque, para instalar bomba interna. Depois de um dia inteiro de peleja, consegui quem fizesse o serviço. Pego amanhã depois do almoço.

                  Amanhã é cmprar mangueiras, conectores, filtro, e mais alguma coisinhas, pra poder começar a instalação.

                  Falando nisso, alguem sabe a rosca do sensor de temperatura do óleo(nos gols Ap, é o sensor de temperatura da água) MTE 4053?

                  Assim que tiver mais novidades, vou posrando aqui.

                  Forte abraço, galera!
                  Olá, a rosca do sensor é 10mm rosca fina, eu tenho esse macho...hehe, senão me engano é 10X1,25mm, pra confirmar preciso olhar na minha caixa de ferramentas...hehe , também posso tirar foto de como fiz a bomba interna rsrs, ficou original, presa no pescador da bóia do tanque, tem até pré filtro...rsrs

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Postado originalmente por FUKETEIRO
                    Olá, a rosca do sensor é 10mm rosca fina, eu tenho esse macho...hehe, senão me engano é 10X1,25mm, pra confirmar preciso olhar na minha caixa de ferramentas...hehe , também posso tirar foto de como fiz a bomba interna rsrs, ficou original, presa no pescador da bóia do tanque, tem até pré filtro...rsrs
                    Tenho interesse nas fotos

                    Meu bloco esta furado para sensor de temperatura de "AP", mandei fazer um adaptador com a rosca deste sensor e no corpo dele roscas para o tal sensor e o sensor de injeçao, feito em aluminio. Vou pegar amanha.

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Fuketeiro,

                      Por favor, tire fotos de como ficou a bomba. Parece ser do interesse de muitos aqui! Seria do meu, sejá não tivesse mandado fazer o serviço... E confirme o macho também. De tdo jeito, tô levando o sensor em cass de parafuso. Assim acho a rosca certa. O duro é o preço do macho.....

                      Museu,

                      Tire fotos desse adaptador também, fiquei curioso!

                      Forte abraço
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Caramba cara, acabei de ler o topico todo, reviravolta mesmo nesse projeto, mas o importante é que agora vai
                        Estou na torcida para o seu carro rodar logo com a injeção!
                        Azeitoninha 82 1300
                        Futuro UP para 1.8

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Pessoal, reparem agora no acionamento do "acelerador de Fluxo"...

                          Reparem que não passa de uma pecinha de plático(que restringe o fluxo) ligada a uma capa de borrada. Daí, a pressão positiva asopra antes de borracha, estudfando ela, e fazendo o acelerador abrir.
                          Caso eu coloque um "niple" na tampa preta(que serve praticamente para segurar a borracha) e liga rno coletor, acho que com o "vácuo" formado, abriria o acelerador de fluxo. A mola serve só pro "acelerador de fluxo" voltar a posiçãod e repouso.

                          Mas, reparem na terceira e quarta foto. No "acelerador de fluxo" tem dois furinhos, estes quevão até a face e plástico que fica de frente para a tmapa preta...Assim, acho que, com o ar indo perpendicularmente à face desses furinhos, cria-se uma depressão na câmara formada entre a borracha e a tampa preta, e isso pode fazer o "acelerador de fluxo" abrir também.....
                          Enfim, só botando pra andar memso para se ter certeza disso....
                          Rafael, estava lendo o seu post todo, e reparei que não houve nenhum comentário à mais sobre o "acelerador de fluxo".

                          Pelo que eu vi nas fotos parece o mesmo sistema dos carburadores tipo CV (Constant Velocity) (velhos conhecidos nas CBs 400 e outras.)
                          repara se não tem um furinho que interliga apos a borboleta com o diafragma, e um canal maior antes da borboleta. Esse sistema serve para o motor não afogar de ar em manobras de acelerador bruscas (o que manda é a depressão dos cilindros) portanto funciona com depressão negativa, regulando a entrada de ar independente de quanta borboleta voce abre, tipo dependendo da carga no motor/vácuo.
                          Em resumo, voce não precisará ligar nenhum vácuo adicional nos diafragmas, pois ele funciona com o vácuo gerado pela admissão.
                          TEsta com um compressor de ar e um bico de limpesa soprando ar na entarda, voce deverá ver o pistão subindo conforme voce abre a borboleta.(nas motos era assim que se testava)
                          No final tudo dá certo!
                          Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Postado originalmente por RickRock
                            Rafael, estava lendo o seu post todo, e reparei que não houve nenhum comentário à mais sobre o "acelerador de fluxo".

                            Pelo que eu vi nas fotos parece o mesmo sistema dos carburadores tipo CV (Constant Velocity) (velhos conhecidos nas CBs 400 e outras.)
                            repara se não tem um furinho que interliga apos a borboleta com o diafragma, e um canal maior antes da borboleta. Esse sistema serve para o motor não afogar de ar em manobras de acelerador bruscas (o que manda é a depressão dos cilindros) portanto funciona com depressão negativa, regulando a entrada de ar independente de quanta borboleta voce abre, tipo dependendo da carga no motor/vácuo.
                            Em resumo, voce não precisará ligar nenhum vácuo adicional nos diafragmas, pois ele funciona com o vácuo gerado pela admissão.
                            TEsta com um compressor de ar e um bico de limpesa soprando ar na entarda, voce deverá ver o pistão subindo conforme voce abre a borboleta.(nas motos era assim que se testava)
                            Rick,

                            Não conhecia esse sistema dos caburadores de motos.

                            Olhando ela aqui, dá pra ver que tem um canal que interliga a parte de baixo da borboleta com a parte que fica entre o "acelerador de fluxo" e a borboleta. Desse canal, sai um niple, que interliga com outra tbi. Tipo a tbi #1 ligada na tbi #3. Esse canal está marcado em vermelho aqui:


                            Depois da borboleta tem outro niple, que liga a parde de baixo da borboleta a mesma região, nas outras borboletas.

                            Na parte onde fica o diafragma, tem um bocal grande. Nesse bocal, tem por dentro uma telinha metálica fina e uma camada de espuma. E dá pra perceber que iria óleo alí. Por isso acho que o que daria pressão positiva no diafragma, para que ele abra, é o blow by do sistema de óleo. Mas não tenho certeza.... Está marcado em vermelho:


                            Então, pelo que ví, o que abre as borboletas é a combinação do blow by do óleo(fazendo pressão em um dos lados do iafragma, empurrando o sistema de modo a recolhê-lo(Dsobstruindo a passagem de ar) e da depressão gerada no outro lado do diafragma, visto que o fluxo de ar que passa pela tbi, gera essa depressão(lembrando que tem dois pequenos furos no sentido longitudinal da parte plástica que se recolhe). Esses furos são esses:


                            Logo, funcionaria assim:


                            Acredito que funcionem como ns caburadores CV, como você disse, só que com um "empurrãozinho" adicional do blow-by.

                            Vou tentar levar as tbis onde tena um compressor para ver isso...Fiquei muito curioso agora!

                            Forte abraço e valeu pela dica!
                            Arquivos Anexos
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Postado originalmente por Flosi_mfm
                              Caramba cara, acabei de ler o topico todo, reviravolta mesmo nesse projeto, mas o importante é que agora vai
                              Estou na torcida para o seu carro rodar logo com a injeção!
                              Flosi,

                              Pois é cara..mudei de rumo várias vezes! hahaha

                              Agora, o projeto tá mais simples e mais de acordo com o meu motor. 4 tbis de 40mm acho que seria muito pro meu motor.

                              Mas agora vai!

                              Tendo novidades, posto aqui, galera.

                              Forte abraço!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                No aguardo meu amigão!!!
                                P.s. Meu projeto do escapamento terminou e já foi pro lugar!!! Aparece lá e comenta sobre o que vc achou meu caro amigo!
                                SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                                Comment

                                Working...
                                X