Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Postado originalmente por fusca_74
    Já pensou em prender os bicos no coletor de admissão e utilizar o local do bico da borboleta para conectar uma linha para o atuador de marcha lenta. Já que vai usinar, usina o coletor e usa as flautas da kombi.

    Sds,

    Cristiano.
    A idéia é muito boa, Eu acrescentaria que ao invés de usinar o coletor, se usinasse a flange, na mesma angulação do bico na TBI. Seguindo a direção da mangueira que aparece na foto.



    Um caso a ser pensado, hein Rafael?

    Abs.
    Last edited by celojr; 07-08-2009, 09:52 AM.

    Comment


    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Cristiano,

      A sua idéia é boa, mas esbarra em custos! hehehe
      Não tenho grana pra comprar mais dois bicos!(tenho só dois, os outros dois vendi pro meu irmão, junto com duas tbis)

      E instalar bico no coletor original ainda não é 100% garantido, haja visto no tópico ( http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2884 ). Mas a idéia é boa.

      Contudo, essas tbis tem uma série de conexões de mangueiras(todas de vácuo). Como visto nessas fotos que mandei, a fininha e a mais grossa. A fininha liga em uma tbi(pulando a que está do lado dela) e a grossa é conectada a todas, com uso de conexões T.

      O meu layout vai ser ligar na entrada do tubo de compressão(equalizador) dos dois coletores, mangueira com um tubo T no meio, de onde irá sair a mangueira para o sensor MAP. Nessas mangueiras grossas, irei conectar num atuador de marcha lenta.

      A mangueira fina ainda é um mistério! hehehe

      Mas isso é apenas uma hipótese. Tenho que estudar com mais calma as tbis, pois elas não são tão simples quanto as de carro. Mas por enquanto, minha idéia é essa de cima mesmo. O que acha?

      Celojr,
      Não dá pra adaptar bico na flange, pois a tbi entra até quase metade da espessura da flange, limitando muito o espaço pro bico. Logo, acredito que não dê pra fazer essa adaptação. Mas se fosse possível, seria uma boa idéia sim!

      Abraço!
      Last edited by Rafael_MO; 14-09-2009, 11:01 PM.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Nossa! Só tem doido! Eheheh. Esse eu quero acompanhar de perto.
        Seu problema é o mesmo meu idéias demais dinheiro de menos. Precisamos de patrocínio; Petrobrás, 3M... Essas empresinhas pequenas.

        Tu vai ter que fazer umas tomadas, tipo forçando o ar para dentro dos carburadores quando estiveres acima de 200km/h, assim como na R1. Ehehe. 200km/h no Fusca, tem que ter suspensão, freio, estrutura... Mas se eu ando a 160km/h na Kombi você pode!

        Vamos lá! Eu estou torcendo pelo seu projeto!
        Jorge Costa
        Kombi 96 AP 2.0
        Brasília - DF

        Comment


        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Pessoal,

          Terminei umas pequenas usinadas nas tbis e nos coletores para que eu consiga prendê-las nas flanges e estas nos coletores. Segue as fotos do sistema montado e aparafusado.

          Senti pouca firmeza nessa montagem. Preciso de um meio de fixar a tbi do lado oposto ao que ela é aparafusada. Mas isso me parece coisa simples de fazer, já tenho algumas idéias.

          Para o acionamento por cabos, estou pensando em usar aqueles "cames" de acionamento de carburadores que usam cabo para abrir a borboleta. Acho que fica mais simples do que ter que fazer algo novo.

          As flautas já estão cortadas, falta apenas colocar os conectores(provavelmente de engate rápido específico para linha de combustível) em cada uma delas, para interligar as duas. Vou usar a entrada de combustível e o dosador original da R1.

          E acho que com isso, termino a adaptação dos coletores/flautas/acionamento. Mas ainda muita água irá rolar.

          Minha dúvida é se do jeito que está, vai caber no motor sem que a capela esbarre nessa tampa lateral preta das TBis. Pois se com dupla webber já fica complicado, com essas tbis que são mais gordinhas.....vai saber, né?

          Alguém tem um motor parado aí pra mim testar? hehehehe

          É isso....vamos ver no que vai dar!

          Abraço e um ótimo 2010 pra todos!
          Arquivos Anexos
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Pessoal,

            Terminei umas pequenas usinadas nas tbis e nos coletores para que eu consiga prendê-las nas flanges e estas nos coletores. Segue as fotos do sistema montado e aparafusado.

            Senti pouca firmeza nessa montagem. Preciso de um meio de fixar a tbi do lado oposto ao que ela é aparafusada. Mas isso me parece coisa simples de fazer, já tenho algumas idéias.

            Para o acionamento por cabos, estou pensando em usar aqueles "cames" de acionamento de carburadores que usam cabo para abrir a borboleta. Acho que fica mais simples do que ter que fazer algo novo.

            As flautas já estão cortadas, falta apenas colocar os conectores(provavelmente de engate rápido específico para linha de combustível) em cada uma delas, para interligar as duas. Vou usar a entrada de combustível e o dosador original da R1.

            E acho que com isso, termino a adaptação dos coletores/flautas/acionamento. Mas ainda muita água irá rolar.

            Minha dúvida é se do jeito que está, vai caber no motor sem que a capela esbarre nessa tampa lateral preta das TBis. Pois se com dupla webber já fica complicado, com essas tbis que são mais gordinhas.....vai saber, né?

            Alguém tem um motor parado aí pra mim testar? hehehehe

            É isso....vamos ver no que vai dar!

            Abraço e um ótimo 2010 pra todos!

            E ai meu brother blz!!

            Poxa vi seu tópico todo e fiquei super animado pra saber que fim levou ???

            Estou querendo fazer essa empreitada pra poder injetar meu motor 1900 aspro, só que eu queria fazer com os 4 tbi estilo as weber e meter uma injeção FT o que vc me aconselha sobre isso??

            Se não for usar esses tbi de moto, qual outro vc me aconselha pq ja me falaram muito mau dos tbis da fabripower, ai tava pensando em outros, mas não sei qual, por enquanto esses de moto ai estão me deixando tentado...

            Comment


            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Postado originalmente por Hugo
              E ai meu brother blz!!

              Poxa vi seu tópico todo e fiquei super animado pra saber que fim levou ???

              Estou querendo fazer essa empreitada pra poder injetar meu motor 1900 aspro, só que eu queria fazer com os 4 tbi estilo as weber e meter uma injeção FT o que vc me aconselha sobre isso??

              Se não for usar esses tbi de moto, qual outro vc me aconselha pq ja me falaram muito mau dos tbis da fabripower, ai tava pensando em outros, mas não sei qual, por enquanto esses de moto ai estão me deixando tentado...
              Olha o Hugo por aqui!

              Rafael_MO falei pro Hugo pessoalmente ontem sobre suas throttles.

              Abraço!
              MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
              Ignition: COP(Coil On Plug)
              AFR controller: JAW Wideband
              Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

              Comment


              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Ah Hugo!

                Conforme comentei contigo aqui vai o site que tem umas borbletas que aparentam melhor acabamento que as Fabri:

                http://www.prtperformance.com.br/pro...-vw-a-ar-duplo

                Abraço!
                MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                Ignition: COP(Coil On Plug)
                AFR controller: JAW Wideband
                Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                Comment


                • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Muito bom esse site.
                  Desconhecia essa empresa.
                  Você tem idéia de preço? É mais barato do que as da Fabri?

                  Comment


                  • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Postado originalmente por Hugo
                    E ai meu brother blz!!

                    Poxa vi seu tópico todo e fiquei super animado pra saber que fim levou ???

                    Estou querendo fazer essa empreitada pra poder injetar meu motor 1900 aspro, só que eu queria fazer com os 4 tbi estilo as weber e meter uma injeção FT o que vc me aconselha sobre isso??

                    Se não for usar esses tbi de moto, qual outro vc me aconselha pq ja me falaram muito mau dos tbis da fabripower, ai tava pensando em outros, mas não sei qual, por enquanto esses de moto ai estão me deixando tentado...
                    Fala amigo, tudo joia?

                    Então, como praticamente só vejo meu carro nas férias, tenho que fazer todas as peças antes de chegar a montar no motor. Não posso me dar o luxo de ficar sem o carro durante as férias...Então o projeto tá assim, andando à passos de tartaruga. mas não está parado não!!!

                    As flanges estão semi-prontas, já dá para fixá-las nos coletores e nas tbis. Falta só arrumr um o'ring de borracha pra ajudar na vedação.

                    As flautas foram cortadas. Só falta colocar os niples na ponta e montá-las.

                    Preciso montar a megasquirt e o chicote,

                    E arrumar o sistema de acionamento, ver se consigo fazer "cames" de acionamento para serem presos nos eixos das tbis, para acioná-las por cabos.

                    Bem, basicamente é isso!

                    Quanto as tbis de moto, é uma ótima alternativa, só que esbarra na importação, na loteria dos impostos..enfim..Mas é uma boa.

                    Como o bugtec coentou contigo, estou tentando fazer umas mais acessíveis, mas de ótimo acabamento. Mas tá em fase de projeto ainda...

                    Abraço amigo, e precisando, só perguntar!
                    Last edited by Rafael_MO; 15-04-2010, 09:54 PM.
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Postado originalmente por Guga Pedrosa
                      Muito bom esse site.
                      Desconhecia essa empresa.
                      Você tem idéia de preço? É mais barato do que as da Fabri?
                      Guga,

                      Não sei o preço destas throttles.
                      Vou ver se consigo e posto aqui.

                      Abraço!!
                      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                      Ignition: COP(Coil On Plug)
                      AFR controller: JAW Wideband
                      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                      Comment


                      • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Rapaz,

                        Show esses coletores hein?

                        Também fiquei curioso para saber o rpeço.

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Achei show estes coletores!!!

                          Parecem ser melhores que os da fabri e aqueles que a crestana vendia.

                          Será que são eles que fabricam?

                          Comment


                          • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Postado originalmente por fernando ferro
                            Achei show estes coletores!!!

                            Parecem ser melhores que os da fabri e aqueles que a crestana vendia.

                            Será que são eles que fabricam?
                            Bom, a julgar pela paágina inicial do site: "A PRT, Pastrello Racing technology, vem desenvolvendo no mercado desde 2007 a mais moderna tecnologia no mercado internacional de corpos de borboletas denominado Individual Throttle Body (Corpo de borboleta individual), permitindo melhor design do coletor de admissão proporcionando ganho de potência e torque.
                            Nossos coletores tem fabricação 100% nacional, são fundidos com certificado Alcoa e testados com ultra-som para garantir ausência de porosidade nos produtos." Me parece que sim...

                            Abraço

                            Comment


                            • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Então Rafael,

                              Ia usar seu modelo de acionamento das TBI's, ou algo bem próximo dele, cheguei a levar o esquema pro pessoal ver, mas minutos depois de eu chegar na oficina, me chega um amigo com o acionador original de fábrica... pra me dar de presente... aí, aceitei né? lógico...

                              Gde Abraço pra tí

                              Comment


                              • Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                As TBIs by Rafael e Ernesto estão a caminho...
                                ói uma fotinho aí!
                                Arquivos Anexos
                                Localização: Rio de Janeiro - RJ
                                Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                                Comment

                                Working...
                                X