Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #76
    Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

    Rafael, caro amigo...

    Vc bem sabe que ainda estou apenas engatinhando em relação a injeção eletrônica e por esse motivo posso estar te fazendo uma bela duma pergunta besta... mas como sou cara dura mesmo, lá vai...

    Estava relendo seu tópico desde o início e como agora também estou embrenhado nesse universo eletrônico, imbuído da missão de fazer o Verruga andar... me surgiu uma dúvida que é a seguinte, como é que ficam os sensores?

    Pressupondo-se que serão 4 TBI's indepedentes, cada uma terá seu fluxo de ar, sua posição de borboleta, sua temperatura e pressão de ar admitido em momentos distintos do ciclo, como é que vc pretende fazer para que a ECU leia e interpretem essa enxurrada de informaçõs de forma correta, mesmo sendo uma MS? Aparentemente somente a lambda e a rotação podem ser compartilhados... Como é que se faz isso?

    Abs.

    Comment


    • #77
      Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

      Postado originalmente por celojr
      Rafael, caro amigo...

      Vc bem sabe que ainda estou apenas engatinhando em relação a injeção eletrônica e por esse motivo posso estar te fazendo uma bela duma pergunta besta... mas como sou cara dura mesmo, lá vai...

      Estava relendo seu tópico desde o início e como agora também estou embrenhado nesse universo eletrônico, imbuído da missão de fazer o Verruga andar... me surgiu uma dúvida que é a seguinte, como é que ficam os sensores?

      Pressupondo-se que serão 4 TBI's indepedentes, cada uma terá seu fluxo de ar, sua posição de borboleta, sua temperatura e pressão de ar admitido em momentos distintos do ciclo, como é que vc pretende fazer para que a ECU leia e interpretem essa enxurrada de informaçõs de forma correta, mesmo sendo uma MS? Aparentemente somente a lambda e a rotação podem ser compartilhados... Como é que se faz isso?

      Abs.

      Celojr,

      Todo mundo aprende começando do zero. E pra mim, nenhuma pergunta é beta(desde que não seja repetida desnecessáriamente, como se vê em algumas salas de aula..hehehehe). A sua é muito válida, então, vamos lá.

      Sensor de pressão: Ligarei mangeuiras de cada coletor até um T, e na ponta livre do T, vou puxar a mangueira que irá até a Mini-MS. Será a idéia do equalizador(o caninho que liga um coletor ao outro) de pressão dos Fuscas dupla carburação. PS: Meu layout atual, vai ser só duas tbi de R1, uma tbi pra cada dois cilindros, pra facilitar, já que estou meio sem $tempo$... Futuramente, coloco 4!

      TPS: As borboletas vão abrir juntas. De cada lado, estão unidas pelo eixo(aparafusadas). E o acerto para os dois lados abrirem juntos, se dará pelo acionamento(como nos Fuscas com Dupla carburação). Logo, usando o tps original da yamaha, na tbi onde ele veio, terei a leitura correta.

      Sensor de temperatura: Tá aí..boa pergunta! hehehehe Mas minha idéia é de colocar em um dos coletores, ou tbi. O cofre do motor é meio "lacrado", logo a temperatura dentro dele, não varia muito de um lado ao outro do motor. Logo, acho que não me gerará problemas.

      Bom você me perguntar isso, me abriu os olhos para umas coisas! hehehe

      Ah, e deixa de modéstia, homem! VocÊ já leu mais do manual da Mega que eu! Nunca tive tempo específico pra sentar e ler...Nem passei do "How megasquirt works"! heheheh....Mas nessas férias, vou ler enteiro, comer com farinha no café da manhã!

      Abração!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #78
        Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

        Fala pessoal!

        Finalmente achei um tempo pra sentar e ler direito os links que nosso amigo Bugtec me mandou..

        Em todos, falam do problema do espaçamento entre as tbis e os coletores. Alguns usaram coletor de webber IDF, e separaram as tbis, e para juntar os eixos, fizeram uma plaquinha, aparafusada no "link" de uma tbi com a outra, feito por parafusos, como a de R1. Como imagem vale mais do que mil palavras, reparem nessas fotos: http://www.shoptalkforums.com/viewto...d7d41f7ba5cda9

        Acabei de encontrar no fórum umas medidas interessantes....Os centros das borboletas de webber 40 tem uma distância de 90mm. Os da R1 tem 83mm... Logo, com um pequeno espaçador(como feito no link acima), dá sim para usar os coletores de webber 40... huahahahahahahahahaha (Risada maligna, muito do mal mesmo!) Isso facilita e em muito usar essas tbis..pqp!!! O complicado que me falta grana....Mas ainda colocarei sim as 4, vcs vão ver!!! Por enquanto, vou só de duas, o que pra um 1600 original, tá mais do que ótimo! hehehehe

        Abração a todos!
        Last edited by Rafael_MO; 03-06-2009, 01:27 AM.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #79
          Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Celojr,

          Todo mundo aprende começando do zero. E pra mim, nenhuma pergunta é beta(desde que não seja repetida desnecessáriamente, como se vê em algumas salas de aula..hehehehe). A sua é muito válida, então, vamos lá.

          Sensor de pressão: Ligarei mangeuiras de cada coletor até um T, e na ponta livre do T, vou puxar a mangueira que irá até a Mini-MS. Será a idéia do equalizador(o caninho que liga um coletor ao outro) de pressão dos Fuscas dupla carburação. PS: Meu layout atual, vai ser só duas tbi de R1, uma tbi pra cada dois cilindros, pra facilitar, já que estou meio sem $tempo$... Futuramente, coloco 4!

          TPS: As borboletas vão abrir juntas. De cada lado, estão unidas pelo eixo(aparafusadas). E o acerto para os dois lados abrirem juntos, se dará pelo acionamento(como nos Fuscas com Dupla carburação). Logo, usando o tps original da yamaha, na tbi onde ele veio, terei a leitura correta.

          Sensor de temperatura: Tá aí..boa pergunta! hehehehe Mas minha idéia é de colocar em um dos coletores, ou tbi. O cofre do motor é meio "lacrado", logo a temperatura dentro dele, não varia muito de um lado ao outro do motor. Logo, acho que não me gerará problemas.

          Bom você me perguntar isso, me abriu os olhos para umas coisas! hehehe

          Ah, e deixa de modéstia, homem! VocÊ já leu mais do manual da Mega que eu! Nunca tive tempo específico pra sentar e ler...Nem passei do "How megasquirt works"! heheheh....Mas nessas férias, vou ler enteiro, comer com farinha no café da manhã!

          Abração!
          Muito bem pensado, Rafael,

          Muito intressante a idéia de utilizar o T nas saídas de ar dos sensores de pressão. Para a TPS sua colocação está perfeita, realmente eas trabalharão alinhadas, bastando ler a posião de uma delas.

          Já em relação ao sensor de temperatura, não me referí ao sensor de temperatura do motor, esse realmente vai um só, na cebolina de óleo (não é a melhor opção, mas é mais fácil), no bloco do motor (melhor oção), enfim onde for mais fácil ou melhor, me referí ao sensor de temperatura do ar admitido em cada TBI, que acredito seja variável e dependa de nuances de fatores climáticos do momento exato da admissão de ar... além disso, trabalha com uma espécie de resistência dentro da TBI, você acredita que apenas um traduzirá o que está ocorrendo no conjunto completo?

          Abs.

          P.S.: Ah, e não é modéstia não, realmente lí um bocado, mas entendí muito pouco, vou ter que queimar muita pestana ainda...

          Comment


          • #80
            Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

            Postado originalmente por celojr
            Muito bem pensado, Rafael,

            Muito intressante a idéia de utilizar o T nas saídas de ar dos sensores de pressão. Para a TPS sua colocação está perfeita, realmente eas trabalharão alinhadas, bastando ler a posião de uma delas.

            Já em relação ao sensor de temperatura, não me referí ao sensor de temperatura do motor, esse realmente vai um só, na cebolina de óleo (não é a melhor opção, mas é mais fácil), no bloco do motor (melhor oção), enfim onde for mais fácil ou melhor, me referí ao sensor de temperatura do ar admitido em cada TBI, que acredito seja variável e dependa de nuances de fatores climáticos do momento exato da admissão de ar... além disso, trabalha com uma espécie de resistência dentro da TBI, você acredita que apenas um traduzirá o que está ocorrendo no conjunto completo?

            Abs.

            P.S.: Ah, e não é modéstia não, realmente lí um bocado, mas entendí muito pouco, vou ter que queimar muita pestana ainda...

            Celojr,

            Sim, eu sabia que se tretava do sensor de temperatura do ar. E eles tem a parte que faz a medição nçao muito grande, logo, colocá-la diante de uma das tbis, não influenciará sensivelmente na capacidade de ar admitido. E com odisse, acredito que não bá ter grande diferença de temperatura entre o ar admitido por cada tbi, pois como disse, o cofre do motor é bem fechado, não tendo rajadas de vento que se direcionem mais par aum lado do que para o outro. Logo, não vejo problemas na utilização de apenas um sensor. Mas é testar e ver o que vai dar...
            Pode-se pensar em colocar o sensor no T que citei, mas acho que ficaria muito longe dos coletores e logo, iria ler uma temperatura diferente.

            Tudo deve ser estudado...e ainda tô nessa parte! :P

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #81
              Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Celojr,

              Sim, eu sabia que se tretava do sensor de temperatura do ar. E eles tem a parte que faz a medição nçao muito grande, logo, colocá-la diante de uma das tbis, não influenciará sensivelmente na capacidade de ar admitido. E com odisse, acredito que não bá ter grande diferença de temperatura entre o ar admitido por cada tbi, pois como disse, o cofre do motor é bem fechado, não tendo rajadas de vento que se direcionem mais par aum lado do que para o outro. Logo, não vejo problemas na utilização de apenas um sensor. Mas é testar e ver o que vai dar...
              Pode-se pensar em colocar o sensor no T que citei, mas acho que ficaria muito longe dos coletores e logo, iria ler uma temperatura diferente.

              Tudo deve ser estudado...e ainda tô nessa parte! :P

              Abraço!
              É verdade, Rafael,

              Tamo junto nessa de inventar moda... Vamos aguardar, mas acho que vc tem razão, realmente acaba ficando equalitaria a vazão de ar para cada TBI.

              Abraço!

              Comment


              • #82
                Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                Fala pessoal!

                Aqui tem um vídeo do acionamento que estou pensando em me inspirar:
                http://www.youtube.com/watch?v=M9zDgByXQSk
                O cara usou tbis de gsxr1000. Esse acionamento por cabos, acho mais simples de fazer do que mirabolantes com varetas e tudo mais...

                Mas tudo deve ser previamente analisado, claro!

                Abraço a todos!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #83
                  Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Fala pessoal!

                  Aqui tem um vídeo do acionamento que estou pensando em me inspirar:
                  http://www.youtube.com/watch?v=M9zDgByXQSk
                  O cara usou tbis de gsxr1000. Esse acionamento por cabos, acho mais simples de fazer do que mirabolantes com varetas e tudo mais...

                  Mas tudo deve ser previamente analisado, claro!

                  Abraço a todos!
                  Diga aí Rafael,

                  Show de bola o acionamento, vai me servir de inspiração também quando for por a dupla TBI...hehehe

                  Abs

                  Comment


                  • #84
                    Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                    Postado originalmente por celojr
                    Diga aí Rafael,

                    Show de bola o acionamento, vai me servir de inspiração também quando for por a dupla TBI...hehehe

                    Abs

                    Pois é..bem fácil de se fazer...Ainda mais pro sue projeto, pois cada tbi tem a roldana de acionamento, só colocar os cabos...Talvez eu tenha que confeccionar uma..enfim...

                    Mas pretendo deixar meu sistema bem mais discreto que esse do vídeo! heheheh

                    Abraço!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #85
                      Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                      Fala Grande Rafael,

                      Desculpa pela demora em postar as fotos, estava viajando e cheguei hoje de madrugada. Bem com relação ao acelerador elétrico que eu havia citado, eu acompanho também um pouco do mundo das duas rodas e uma das modificações que esse modelo teve recentemente, em 2006 se não me engano, foi a adesão de um acelerador elétrico. Por isso que achei que a tal peça, destacada no circulo vermelho, seja o tal do motor de passo, mas não tenho certeza se seja. Quem tiver maiores informações para seu amigo leigo aqui, fico grato!

                      Abração.
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • #86
                        Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Pois é..bem fácil de se fazer...Ainda mais pro sue projeto, pois cada tbi tem a roldana de acionamento, só colocar os cabos...Talvez eu tenha que confeccionar uma..enfim...

                        Mas pretendo deixar meu sistema bem mais discreto que esse do vídeo! heheheh

                        Abraço!
                        É lógico... não é porque é DarK Side que tem que ser muito chamativo, discret fica bem melhor...

                        Abs.

                        Comment


                        • #87
                          Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                          Postado originalmente por yurisat
                          Fala Grande Rafael,

                          Desculpa pela demora em postar as fotos, estava viajando e cheguei hoje de madrugada. Bem com relação ao acelerador elétrico que eu havia citado, eu acompanho também um pouco do mundo das duas rodas e uma das modificações que esse modelo teve recentemente, em 2006 se não me engano, foi a adesão de um acelerador elétrico. Por isso que achei que a tal peça, destacada no circulo vermelho, seja o tal do motor de passo, mas não tenho certeza se seja. Quem tiver maiores informações para seu amigo leigo aqui, fico grato!

                          Abração.
                          Yuri,

                          Sim, isso tá com cara de motor de passo de acelerador eletronico sim. Repare que são ligados entre os dois onjuntos de tbi, onde provavelmente ficaria o acionamento via cabo do modelo anterior.... Muito interessante!

                          O afogador que eu comentei, nas TBi de R1, do modelo da minha, é esse da foto em anexo.

                          Novidades quanto ao meu projeto!!!
                          Se tudo der certo, esse fds já estarei com a chapa de alumínio na mão, prontas para minhas flanges serem usinadas!

                          PS: Não vi de perto esse afogador, pois minhas tbis vieram sem ele.
                          Arquivos Anexos
                          Last edited by Rafael_MO; 05-06-2009, 01:08 AM.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #88
                            Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                            Olha aew

                            ta mais perto do que longe rssssss

                            tu pretende usar qual módulo de gerenciamento? MegaSquirt?

                            Eu tava lendo teu tópico e o pessoal tava falando com relação
                            a pressão positiva, não entendo quase nada de mecanica hehehe, o
                            que raios seria isso? outra coisa tava vendo que essas belezas ai
                            tem a boca de 40mm e que colocando elas num cabeçote original
                            poderia da bronca, pois teria que fazer um afunilamento das admissão, certo?
                            isso pode causar o que? mistura chegando na hora errada? se tiver
                            falando nada com nada avisa heheheh tinha um tópico aqui que o Vader
                            falava sobre o tamanho das TBI adequada para cada motor, tu sabe qual é o link?

                            Vlw Rafael.

                            PS: Eu sei, pergunto com força rsss

                            Comment


                            • #89
                              Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                              Postado originalmente por yurisat
                              Olha aew

                              ta mais perto do que longe rssssss

                              tu pretende usar qual módulo de gerenciamento? MegaSquirt?

                              Eu tava lendo teu tópico e o pessoal tava falando com relação
                              a pressão positiva, não entendo quase nada de mecanica hehehe, o
                              que raios seria isso? outra coisa tava vendo que essas belezas ai
                              tem a boca de 40mm e que colocando elas num cabeçote original
                              poderia da bronca, pois teria que fazer um afunilamento das admissão, certo?
                              isso pode causar o que? mistura chegando na hora errada? se tiver
                              falando nada com nada avisa heheheh tinha um tópico aqui que o Vader
                              falava sobre o tamanho das TBI adequada para cada motor, tu sabe qual é o link?

                              Vlw Rafael.

                              PS: Eu sei, pergunto com força rsss
                              Fala Yuri, tudo bem?
                              Quanto a pergunte mesmo cara. Dúvidas existem para serem exclarecidas, ok?

                              Sim, usarei a Megasquirt, pois é programável e de baixo custo, além de ter muitas funções e tudo mais...

                              esse problema da pressão positiva ocorreu pois não sabíamos como abrir o "acelerador de Fluxo". É uma peça preta, que você vê nas fotos que psotei, na segunda página desse tópico( http://www.fusca4ever.com.br/showthr...?t=3994&page=2 ). E esse mecanismo tem o embolo de plástico, uma membrana de borracha, e uma mola. Para abrílo, temos várias opções, uma delas é aplicar pressão positiva na região onde temos a mola, enfim... Veja a imagem abaixo, que é meio que auto-explicativa:


                              Abraço e espero ter ajudado! :thumbshup:


                              Ps: tendo dúvidas, não exitem em perguntar sobre elas, ok?
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #90
                                Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar

                                Fala Pessoal!
                                Novidades!!! Estou com as chapas de alumínio em mãos, para serem usinadas
                                Vamos ver se essa semana sai. Espero que o técnico lá da Facul, o Sr. Marino não esteja muito atarefado, e eu não pretendoa trapalhar o serviço dele, ois ele está fazendo na maior boa vontade!

                                Troquei de idéia com meu irmão, e chegamos a seguinte conclusão. Essa entrada de "pressão positiva", que mostrei no desenho do meu post acima, pode ser a entrada do respio do motor. Pois, conforme a rotação sobe, por "blow by"(sopro de ar do carter, devido ao aumento da pressão do óleo), gera-se uma pressão positiva no respiro. E na entrada dessa câmara de pressão positiva, tem um pequeno filtro, com tela metálica e espuma, que deve ser para evitar retorno de óleo. O trem tá andando! hehehe

                                Agora, estou bolando um acionamento pro cabos, como falei acima, que acho que seja mais simples!

                                Vamo que vamo!

                                PS: Depois posto fotos!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X