Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão IRS no Fusca

Collapse
This is a sticky topic.
X
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• charles.marchi
    replied
    Re: Suspensão IRS no Fusca

Postado originalmente por celojr
    FAla Charles,

Na verdade não seria nem necessária a barra de torção da Kombi, os únicos componentes realmente necessários são as tampas do diferencial da Kombi (ara poder acoplar os semieixos com homocinéticas) e os próprios semieixos e conjuntos de homocinéticas e cubos de roda, o resto, facão, amortecedor e barra de torção acredito que de para usar do fusca mesmo.

Talvez algum tipo de retrabalho nos facões para poder encaixar os semieixos mais longos, fora isso é smente montar tudo e partir para o abraço (eu acho).

Abraço.

e ai celojr!! blz?

então, falei em usar a suspensão traseira da kombi inteira pois acho dificil achar quem faça a solda dos baços oscilantes no tubo da barra de torção do fusca de forma alinhada e com gabarito

mas nada que um tutorial não resolva

segue as fotos do que eu quero dizer.

abraços.
    Arquivos Anexos

Leave a comment:

• charles.marchi
    replied

FAla Charles,

Na verdade não seria nem necessária a barra de torção da Kombi, os únicos componentes realmente necessários são as tampas do diferencial da Kombi (ara poder acoplar os semieixos com homocinéticas) e os próprios semieixos e conjuntos de homocinéticas e cubos de roda, o resto, facão, amortecedor e barra de torção acredito que de para usar do fusca mesmo.

Talvez algum tipo de retrabalho nos facões para poder encaixar os semieixos mais longos, fora isso é smente montar tudo e partir para o abraço (eu acho).

Abraço.

grande celojr!!! blz?

então, eu me referi a barra de torção da kombi, pois penso que deve se´r dificíl soldar na suspensão do fusca aqueles braços oscilantes da suspensão da kombi.

é foda encontrar alguem que faça esse serviço bem alinhado e com gabarito...

mas. nada que um tutorial não resolva

abraço e em breve vou postar novidades.

Leave a comment:

• celojr
    replied

Postado originalmente por charles.marchi
    se realmente for 5cm maiores apenas, e essa medida não aumentar muito pra rebaixar o carro, eu concordo em usar a susensão da kombi,, afinal, já bato nssa tecla faz tempo

precisamos ver também como fazer pra deixar a barra de torção dela mais suave pra usar no fusca.
    FAla Charles,

Abraço.

Leave a comment:

• charles.marchi
    replied

Achei o tópico que fala docomprimento do eixo da Kombi, na verdade são 5 cm (2,5 cm para cada lado): http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=20

Fica mais intressante a cada momento que passa...

Abraços
    se realmente for 5cm maiores apenas, e essa medida não aumentar muito pra rebaixar o carro, eu concordo em usar a susensão da kombi,, afinal, já bato nssa tecla faz tempo

precisamos ver também como fazer pra deixar a barra de torção dela mais suave pra usar no fusca.
    Last edited by charles.marchi; 10-09-2009, 11:39 AM.

Leave a comment:

• celojr
    replied

Achei o tópico que fala docomprimento do eixo da Kombi, na verdade são 5 cm (2,5 cm para cada lado): http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=20

Fica mais intressante a cada momento que passa...

Abraços

Leave a comment:

• celojr
    replied

Pois é,

É algo que eu estava pensando esses dias, não tenho certeza, mas acho que são 14 cm no total do comprimento do eixo traseiro, o que daria um acréscimo de 7 cm para cada lado... ou um pouquinho mais, se rebaixarmos muito a suspensão.

Será que é um mau negócio mesmo? Será?

Pois vejam, alargando os paralamas traseiros ou fazendo aquele macete que o Trimilica deu outro dia de usar galões mais largos nos paralamas ou ainda, associando as duas coisas, conseguiremos cobrir o espaço qe ficaria para fora das rodas traseiras com semieixos mais compridos.

Ponto para a estabilidade do carro, não somente pelo rebaixamento que poderemos obter sem a cambagem negativa, mas também pelo eixo traseiro mais alargado.

Dessa forma, podemos pensar também em utilizar pneus menos largos (mais baratos), ao contrário dos da foto, sem prejuizo para a estabilidade, ponto para o custo do projeto.

Isso sem contar que, na minha opinião, os fuscas mais bonitos que conheço são os que tem, pelo menos a traseira alargada, como o da foto abaixo, que é um dos meus sonhos de consumo... Ponto para a estética do carro.

Resumindo, pensando bem, começo a achar que não seja um mau negócio a suspensão de kombi, ou talvez até a CHT (com algumas outras vantagens que não viriam ao caso nesse tópico), para chegarmos a suspensão IRS que queremos e talvez até o Kit da Atarone (apesar de eu achá-lo caro, pode-se pensar em algo mais em conta para adaptar como canelas da suspensão) se preste a facilitar i trabalho.

O que acham?

Abraços

Last edited by celojr; 10-09-2009, 12:40 AM.

Leave a comment:

• charles.marchi
    replied

Bom, Charles,

pelo que entendí, o que é feito sob medida pela atarone é apenas o suporte para acoplar ao facão, os semieixos terão qeu ser providenciados pelo comprador e no caso do fusca, deverão ser necessáriamente de variant II para que se possa usar as homocinéticas.

Abraço
    pô celojr, mas nesse caso então resolvemos apenas 50% do problema..

o que me interessou nesse atarone seria o fato dele ter desenvolvido um meio de usar a suspensão traseira irs da kombi no fusca....

o da kombi é muito mais fácil de encontrar que o da variant 2.

é...não foi dessa vez....

abraços!!!

Leave a comment:

• celojr
    replied

Postado originalmente por charles.marchi
    mas no caso desse Atarone fazer alterações para caber num fusca, como ele faz pra diminuir os semi eixos?

pois são eles que são 14 cm maiores qe o do fusca e da variant 2 correto?
    Bom, Charles,

pelo que entendí, o que é feito sob medida pela atarone é apenas o suporte para acoplar ao facão, os semieixos terão qeu ser providenciados pelo comprador e no caso do fusca, deverão ser necessáriamente de variant II para que se possa usar as homocinéticas.

Abraço

Leave a comment:

• charles.marchi
    replied

Postado originalmente por MCIOLA
    Ahhhh! Vc levou o fuca... bom, o da kombi fica mto pra fora então deve ajustar algo mesmo.

To postando fotos do kit atarone, que diz fazer sob medida se quiser, não deixando os braços par fora:

Abs
    mas no caso desse Atarone fazer alterações para caber num fusca, como ele faz pra diminuir os semi eixos?

pois são eles que são 14 cm maiores qe o do fusca e da variant 2 correto?

Leave a comment:

• FILIPE A
    replied

O facão oscilante elimina a necessidade de utilizar a barra de torção, só isso! Pois o carro é sustentado integralmente pelo conjunto facão + coil overs!
    No entanto, seu carro n deixará de ser swing axle! ;)

Leave a comment:

• charles.marchi
    replied

tenho uma dúvida, esse tipo de facao oscilante elimina a nececssidade de adaptar a suspensão da variant 2 no fusca pra usar homocineticas?

http://www.giovanniperformance.com.br/index1.asp

e esse freio a disco da foto, é adaptado ou com essa suspensão com homocinetica é mais fácil usar o cubo com disco?

Leave a comment:

• celojr
    replied

Diga aí Reyam,

Pois é, infelizmente fica sim, porque o caso é que a junta homocinética está nos semi-eixos das rodas e não adianta trocar os amortecedores e molas, se não for mexer nos semi-eixos. Para isso, é necessário trocar o câmbio de marchas original do fusca por um de variant II ou Kombi, pois esses possuem encaixes para semi-eixos com juntas homocinéticas nos cubos das rodas.

Quando vc ouvir falar por aí em suspensão IRS, associe sempre ao câmbio de marchas da variant II ou da Kombi. Até para por esse tipo de suspensão no fusca é necessária uma adaptação para que venha junto um desses cambios.

Na suspensão a ar, basta eliminar o trabalho do feixe de molas que ela pode ser instalada, daí, por não precisar mexer nos semi-eixos das rodas, se estes semantiverem originais, vai dar cambagem.

Abs.

Leave a comment:

• Reyam
    replied

Valew a explicação.

E essa tb fica negativa?

Acho que sim tb ne. Mas fusca rebaixado fica lindo, ali tem umas fotos.

Leave a comment:

• celojr
    replied

Postado originalmente por Reyam
    Desculpe a ignorancia, sou muito leigo nesses assuntos mas tem um facão do fusca com regulagem, num resolve para rebaixar?

http://www.sportsystem.com.br/loja/p...cf810d88da01fc
    Então, Reyam,

Para rebaixar resolve e facilita muito o trabalho, mas nem é necessário, se for apenas rebaixar.

O caso é que as rodas ficam com cambagem negativa quando rebaixamos a suspensão traseira (ficam assim / \ quando olhamos o carro por tras). A unica forma de corrigir essa situação é utilizando cubos de roda com junta homocinética (que vem agregada a suspensão IRS mas não são adaptáveis aos semi-eixos da suspensão swing axle original do fusca) daí as rodas permanecerão assim | |.

Os ganhos com estabilidade, conforto e dirigibilidade são enormes utilizando-se suspensões IRS, porque, além das rodas trabalharem em seu eixo vertical, as IRS atuam de forma independente.

Abs.

Leave a comment:

• Reyam
    replied

Desculpe a ignorancia, sou muito leigo nesses assuntos mas tem um facão do fusca com regulagem, num resolve para rebaixar?

Leave a comment:

Working...
X